terça-feira, 31 de julho de 2012


 “As noivas estão cada vez mais querendo novidades e coisas diferentes. Estão cansadas daquele Buffet com massa, carne e peixe...” (Chef Renata Vanzetto)

Então...
O que e como servir na festa de casamento?
Essa é uma pergunta que eu escuto com freqüência em reuniões no escritório.
Respondo que dependendo do estilo dos noivos, do orçamento, do número de convidados, do local da festa... Enfim. Não existe uma regra.
O que existe são alternativas igualmente gostosas que vão de um sofisticado jantar servido a francesa a um agradável Brusch. Detalhe,  é possível fazer bonito em qualquer situação.

Inspire-se nas dicas abaixo e escolha o que mais se encaixa no perfil da sua festa.

Serviço à Francesa
Neste serviço o garçom, impecavelmente vestido, traz a bandeja à esquerda do convidado, para que ele mesmo se sirva.  O garçom que serve à francesa deve ter muita prática, não deve nunca esbarrar nos convidados enquanto serve e nem se encostar à mesa. É um serviço bem requintado.

Serviço a Inglesa
Diferente do francesa mas igualmente requintado, o garçom serve o convidado. Se você gosta de sofisticação, vale investir nesse serviço. Vale lembrar que o cardápio acompanha a sofisticação em ambos os serviços citados.


Serviço à Americana ou Empratado
É o serviço no qual o prato vem preparado e decorado da cozinha, sendo apresentado ao convidado diretamente. Estilo “comida bonitinha” em um prato decorado com criatividade. Nesse tipo de serviço é necessária uma quantidade significativa de garçom. Convidados mais “festeiros” podem ficar constrangidos com esse tipo de serviço.


Serviço à Russa
O diferencial desse serviço é o preparo ou a finalização do prato na frente do convidado. Os ingredientes são dispostos numa mesa e o convidado escolhe os de sua preferência. O garçom executa com maestria a finalização do prato que quase sempre é flambado a chama alta. Esse modo de servir costuma ser um espetáculo, estimulante do apetite pelos aromas dos temperos que se espalham. Puro charme!!


Serviço Franco-Americano
O tão conhecido self-service. Serviço em que os convidados se servem em um bufê, e retornam para seus lugares a mesa. Em geral o custo desse serviço é menor e oferece praticidade aos convidados, podendo se servir a vontade e quando desejarem.  É o mais comum nas festas de casamentos.


O Brunch
Voce vai se casar de dia? Pela manhã? Então essa é a sua melhor opção. Brunch é um mistura de café da manhã com almoço. Voce pode servir além do tradicional café da manhã completo, deliciosos crepes recheados, suflês e tortas. A surpresa fica por conta das bebidas que além do café com leite você pode servir vinho e champanhe. Seus convidados vão adorar.

Finger Food
Praticidade, estilo, inovação e tendência. São alguns dos atributos desse serviço. É o queridinho da vez. Duas palavrinhas em inglês que traduzidas querem nos dizer que são comidas para se comer com as mãos. Parece estranho já que todas as citadas acima também comemos com as mãos.


Qual o segredinho do Finger Food?
Imagine deliciosos petiscos servidos sem prato, garfo ou faca.
Colherinhas, palitinhos, copinhos entre outros diminutivos, são a base para um cardápio montado neste estilo. Os convidados podem comer em pé.
E o legal também é que os recipientes podem compor a decoração.  Simplifica, barateia o buffet e a maneira de servir mas, recebe seus convidados em grande estilo. Chique! Muito chique!!!


Não tenha medo de ousar. Faça da sua festa um evento especial.

Beijos


Nenhum comentário:

Postar um comentário