Noivas... essas são as três palavras iniciais de todo casamento: Data, igreja e horário, 99% de todos os itens que compõem um check list são direcionados de acordo com essas informações.
Pensando na DATA a noiva deve avaliar os seguintes pontos:
- É feriado nacional ?
- Eleições nacionais ou municipais ?
- Existe alguma programação especial na cidade ? (feirado municipal, regional ou comemoração de algum santo da cidade.)
- Estação do ano (primavera, verão, outono ou inverno) e previsão do tempo (aproximada) para essa data (por exemplo: é um mês que sempre chove);
- Se você quer alguma coisa muito específica, por exemplo tulipas, e o casamento será em pleno verão, para os decoradores é mais díficil localizar, poque tupila é uma flor mais sensível ao tempo;
- Se for em um dia da semana e você tiver convidados de outra cidade talvez eles não poderão comparecer.
Pensando na IGREJA (ou no local da cerimônia religiosa):
- Quando a noiva já é membro ou frequentadora de uma igreja já fica mais fácil, pois o vínculo com os costumes ou rotina da igreja é grande. porém, se esse não for o caso verifique tudo o que pode e o que não pode na igreja ou local escolhido.
- As igrejas católicas realizam mais de um casamento por dia, conheço algumas que realizam casamento as 17h, 19h, 20h e 21h. Hoje um ano de antecedência já não é mais um prazo tranquilo para esse agendamento.
- No caso dos padres e celebrantes, certifique-se dos documentos necessários, das taxas e da certificações que a igreja e ou celebrante oferece, por exemplo, o padre que você escolheu realiza casameno civil ? Isso pode ser acordado ? São detalhes que dependendo do local podem sofrer alterações.
- Observe o fluxo de casamentos e missas/cultos. É importante saber se seu casamento vem antes ou depois de alguma programação da igreja.
- Caso escolha um local aberto, certifique-se que é possível acomodar os convidados caso o tempo mude inesperadamente.
- E se ainda o local for público, uma praia por exemplo é bom confirmar se é preciso autorização da prefeitura local.
Pense no HORÁRIO:
- Um detalhe fundamental para definição de roupa, cabelo e maquiagem, decoração, acessórios, horário para o deslocamento dos convidados e a chegada dos profissionais ao evento. Enfim... inúmeras questões que serão alinhadas de acordo com o horário.
- Cardápio é um outro item que é norteado a partir do horário, casamentos durante o dia pedem um café da manhã ou um brunch. A tarde o brunch também é legal e para os mais animadinhos que podem entrar a noite festejando uma mesa de frios, doces ou frutas adicionadas ao cardápio são boas ideias, se o casamento estiver marcado para as primeiras horas uma ideia é o churrasco. E para a noite podemos pensar em inúmeras possibilidades.
Foto da igreja: Ricardo Ribas
Nenhum comentário:
Postar um comentário